segunda-feira, 15 de junho de 2009

O QUE É DISLEXIA?



Dislexia, antes que qualquer definição, é um jeito de ser e de aprender; reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes arguta e até genial, mas que aprende de maneira diferente...

Dislexia é uma palavra grega que quer dizer distúrbio de linguagem, ou seja, a pessoa com dislexia tem dificuldade na aprendizagem, tanto no que diz respeito ao ritmo como na qualidade da aquisição das habilidades de leitura, soletração, escrita, fala, em linguagem expressiva ou receptiva, em razão e cálculo matemáticos, como na linguagem corporal e social. Não tem como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade, como nada tem a ver com acuidade visual ou auditiva como causa primária. Dificuldades no aprendizado da leitura, em diferentes graus, é característica evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos. Isto não quer dizer que crianças disléxicas são menos inteligentes; aliás, muitas delas apresentam um grau de inteligência normal ou até superior ao da maioria da população. Na verdade, causa da dislexia está relacionada com o processamento de informações, que ocorre diferentemente no cérebro de quem apresenta o distúrbio. Diferentemente de outras pessoas que não sofrem de dislexia, disléxicos processam informações em uma área diferente de seu cérebro; não obstante, os cérebros de disléxicos são perfeitamente normais. A dislexia parece resultar de falhas nas conexões cerebrais.




2 comentários:

  1. Meninos muitoooooo bom o trabalho de pesquisa que o grupo realizou sobre a temática. O Blog é muito elucidativo e reflete as aprendizagens transcorridas.
    Recomendei a uma aluna e vou recomendar a todos os que se interessarem por auxiliar no processo de aprender na escola.
    Em todos os seus espaços encontro aprendizagens quer em relação a metodologia quer em relação a tecnologia.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Entender o que é dislexia e como ela pode agir é essencial para ajudar o disléxico. Parabéns pelo blog. Também tenho um endereço onde falo sobre dislexia. Passem por lá.

    ResponderExcluir