segunda-feira, 15 de junho de 2009

CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS COM DISLEXIA


A dispersão é a primeira característica a ser percebida entre as crianças com dislexia. Elas demonstram dificuldades em manter a atenção durante a realização de atividades. Geralmente é perceptível no início da alfabetização e pode ser confundida com inteligência baixa ou desmotivação.Características predominantes:*dificuldades com a linguagem e escrita ;*dificuldades em escrever;*dificuldades com a ortografia;*lentidão na aprendizagem da leitura.Haverá muitas vezes :*disgrafia (letra feia);*discalculia, dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada;*dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização’;*dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar seqüências de tarefas complexas;*dificuldades para compreender textos escritos;*dificuldades em aprender uma excessiva ou o ‘’palhaço’’ da turma;*Bom desempenho em provas orais.3.2. Adultos com dislexiaSe não teve um acompanhamento adequado na fase escolar ou pré-escolar, o adulto disléxico ainda apresentará as seguintes dificuldades:*Continuada dificuldade na leitura e escrita;*Memória imediata prejudicada;*Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua; *Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomia);*Dificuldade com direita e esquerda;*Dificuldade em organização. segunda língua.Haverá às vezes:*dificuldades com a linguagem falada;*dificuldade com a percepção espacial;*confusão entre direita e esquerda.3.1. Características de acordo com a fase escolarÉ importante o professor ficar atento caso o aluno apresentar os sintomas relacionados abaixo. O fato de apresentar alguns desses sintomas não indica necessariamente que a criança seja disléxica; há outros fatores a serem observados. Porém, com certeza, estaremos diante de um quadro que pede uma maior atenção e/ou estimulação.3.1.1. Pré-escola*Dispersão;*Fraco desenvolvimento da atenção;* Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem;*Dificuldade em aprender rimas e canções;*Fraco desenvolvimento da coordenação motora;*Dificuldade com quebra cabeça;*Falta de interesse por livros impressos.3.1.2. Idade escolarNesta fase, se a criança continua apresentando alguns ou vários dos sintomas a seguir, é necessário um diagnóstico e acompanhamento adequado, para que possa prosseguir seus estudos junto com os demais colegas e tenha menos prejuízo emocional.*Dificuldade na aquisição e automação da leitura e escrita;*Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);*Desatenção e dispersão;*Dificuldade em copiar de livros e da lousa;*Dificuldade na coordenação motora fina (desenhos, pintura) e/ou grossa (ginástica,dança,etc.);*Desorganização geral, podemos citar os constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e perda de materiais escolares;*Confusão entre esquerda e direita;*Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas, etc...*Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou sentenças longas e vagas;*Dificuldade na memória de curto prazo, como instruções, recados, etc...*Dificuldades em decorar seqüências, como meses do ano, alfabeto, tabuada, etc..*Dificuldade na matemática e desenho geométrico;*Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomias) *Troca de letras na escrita;*Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua;*Problemas de conduta como: depressão, timidez

2 comentários:

  1. tenho um filho com oito anos que esta repetindo a primeira serie e tem dificuldade em apender a ler tem a letra feia e dificuldade de se concentrar, estamos levando ele em uma psicopedagoga que encaminhou a uma fonoaudióloga e a um neurologista é o certo?

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  2. Sou pedagoga e mãe de um menino de 10 anos com dislexia, disgrafia e discalculia, estamos realizando um trabalho diferenciado com ele e assim está sendo possível observar bons progressos em sua vida escolar, no entanto é um processo complexo e lento.
    Meu maior receio é quando ele avançar para o 6º ano onde as disciplinas são separadas e as aulas com tempo certo.
    Ele é uma criança muito inteligente, só que com pouco interesse escolar sei que estas dificuldades de aprendizagem vão acompanha-lo para sempre, no entanto na infancia é muito difícil passar por isso.

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